segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MODELO DE ENCAMINHAMENTO DE ALUNO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM


Segue abaixo duas situações reais de encaminhamento de aluno com dificuldade de aprendizagem ao psicólogo.
Em ambas as situações, ao identificar as limitações dos alunos, o professor passa a tratá-los com medidas diferenciadas no sentido de dar a eles oportunidade de se desenvolverem.
Em seguida pontua tais medidas no relatório de encaminhamento que será entregue ao psicólogo.

Aluno 1

Motivo de encaminhamento: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não consegue memorizar o alfabeto e números. Às vezes não distingue números e letras. Por estes motivos, as atividades escolares ficaram muito prejudicadas. Quanto ao comportamento geral, apresenta problemas de atenção.
Medidas tomadas: Foi encaminhado para reforço. Recursos utilizados: alfabeto móvel, caixa de sílabas, jogos de memória, gibis, livros de história, quebra-cabeça e material concreto.

Aluno 2

Motivo de encaminhamento: Falta de concentração durantes as aulas; Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Não sabe dividir o espaço e as matérias de forma coletiva. Tem capacidade de aprender, mas sua inquietação não o deixa prestar atenção, tornando muito difícil de explicar qualquer coisa a ele.
Medidas tomadas: O aluno fica sentado próximo à mesa da professora e as tarefas são menores. Os recursos utilizados são: alfabeto móvel, caixa de sílabas, jogos de memória, gibis, quebra-cabeça e material concreto. Foi encaminhado para reforço e fizemos várias convocações com os pais.

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